sábado, 29 de junho de 2013

Um projeto que chega ao fim!


Mais um ano letivo concluído, mais um projeto que chega ao fim!


Libiąż

Com a 6ª e última mobilidade do projeto Comenius Human Rights and Digital Literacy For Young Europeans, que decorreu em Libiąż, na Polónia, de 1 a 7 de junho de 2013, fechou-se um capítulo na vida de muitos jovens europeus oriundos dos 6 países envolvidos no projeto (Eslováquia, Espanha, Itália, Polónia, Portugal e Turquia). Um capítulo que mudou as suas vidas e que, decerto, os tornará adultos mais íntegros e “completos”.
Birkenau


Assim, lá foi mais uma vez a Escola Secundária de Casquilhos trabalhar na promoção e divulgação dos direitos das crianças, representada por três professores (Cristina Ramalho, Isabel Lopes e Renato Albuquerque) e três alunos do 11.º A (Cláudio Ferreira, Filipe Amador e Mariana Ferreira).
Tal como aconteceu nas mobilidades anteriores, o grupo foi recebido na Câmara Municipal e visitou a escola anfitriã, a Escola Secundária Zespol Szkol w Libiazu.
Os professores coordenadores participaram em sessões de trabalho onde foram tratados aspetos essencialmente relacionados com a elaboração do relatório final e a organização da informação sobre os resultados do projeto que se irá inserir na Base de Dados do Programa Comenius, EST – EuropeanShared Treasure.
Por sua vez, os alunos realizaram a edição dos três vídeos filmados durante o 5.º encontro internacional da parceria, que se realizou na nossa escola, em grupos constituídos por 9/10 alunos provenientes das várias instituições parceiras, sob a orientação de dois professores de diferentes nacionalidades e tiveram ainda a oportunidade de participar em atividades lúdicas: jogos, dança, olaria.

Vale a pena destacar também as visitas de cariz cultural mais significativas:
Minas de Carvão “Janina”

Museu etnográfico e castelo de Wygiełzów;
Minas de Carvão “Janina”;
Igreja mosteiro de Chrzanów
Centro Judeu de Oswiecim (onde foi possível conhecer a história da comunidade judaica da cidade desde o século XVI até ao holocausto);

Campo de concentração nazi de Auschwitz-Birkenau;
Zakopane e Montanhas Tatra
Cracóvia

 
Auschwitz
                        
Cracóvia

Museu etnográfico


Segundo os professores que os acompanharam, o desempenho dos nossos alunos foi irrepreensível, sabendo exatamente o que tinham a fazer e como o fazer, destacando-se, por isso, dos restantes alunos envolvidos. O que diremos nós, pais e encarregados de educação? Que temos muito orgulho nos nossos filhos e educandos!
A professora responsável por este projeto, a professora Cristina Ramalho, escreveu um artigo sobre este encontro para publicação no Jornal do Barreiro, ao qual pode aceder aqui.
Poderá também aceder ao álbum de fotografias publicado na página de Facebook da ESC aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário