domingo, 1 de julho de 2012

Uma "História de aprendizagem"

Criação de um jogo em Scratch pelo 7º A

O iTEC (Innovative Technologies for an Engaging Classroomitec.eun.org) é um projeto que iniciou em Setembro de 2010 e que terá a duração de quatro anos. Envolvendo diversos países europeus, o iTEC procura criar cenários pedagógicos aliciantes para a sala de aula do futuro e, a partir daí, criar atividades de aprendizagem que envolvam professores, alunos e outros elementos exteriores à escola. Em Portugal este projeto é coordenado por uma equipa da Direção Geral de Educação (DGE).

Neste contexto, a professora de Matemática, Sílvia Machado, participou na pré-pilotagem do ciclo 3 com uma História de aprendizagem, que envolvia a criação de um jogo em Scratch, integrada no currículo de Matemática.

O Scratch é um programa inovador, que permite exercitar a criatividade e o raciocínio científico, lógico e matemático, ao disponibilizar ferramentas de programação informática simplificadas. A versão portuguesa do Scratch deve-se ao SAPOScratch, um programa educacional que resulta de uma parceria entre a Portugal Telecom e a Universidade MIT de Boston, EUA, celebrada em novembro de 2008. A versão em português do Scratch permite que utilizadores a partir do primeiro ciclo desenvolvam competências de forma interativa e lúdica.
O trabalho dos professores com este programa é apoiado pelo EduScratch, um projeto do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, estando integrado nos projetos da Direção Geral de Educação (DGE) através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE).
O projeto EduScratch tem como meta principal promover a utilização do Scratch (linguagem gráfica de programação) em ambiente escolar, tanto pelos professores como pelos alunos.

Assim, a professora Sílvia Machado apresentou a proposta aos alunos do 7.º A, que tiveram que desenvolver um jogo didático para auxílio na aprendizagem das funções (no âmbito do programa da disciplina de Matemática do 7.º ano). O projeto pretendia também fomentar o trabalho em equipa. Os alunos tiveram ainda de apresentar um protótipo em desenvolvimento do seu jogo a convidados especialistas e a interessados na sua utilização (professores e alunos) para recolherem ideias para o aperfeiçoamento do jogo.

O projeto incluía a divisão dos alunos em grupos de trabalho, a criação de um blogue para cada grupo (no Blogger) e o registo de reflexões sobre o desenvolvimento do projeto no blogue e na aplicação TeamUp.

No dia 11 de junho, pelas 17h30, no Auditório da Escola, os Encarregados de Educação do 7.º A tiveram a oportunidade de assistir à apresentação de 4 dos 6 jogos didáticos, uma vez que dois dos grupos não puderam estar presentes.

A professora Sílvia Machado estava bastante satisfeita com os resultados, pois os programas elaborados são já bastantes complexos e foram realizados em muito pouco tempo. De acordo com as suas palavras, os alunos estiveram sempre bastante empenhados, conseguindo um resultado superior ao esperado.




Os jogos didáticos (projetos) estão publicados no portal do SAPOScratch, em: http://kids.sapo.pt/scratch/.

Poderá aceder aos 6 jogos, e respetivos blogues, desenvolvidos pelos alunos do 7º A na disciplina de Matemática, durante o último período do ano letivo 2011/2012, através das ligações abaixo:

Jogo das Coordenadas (2):


Tribalwars scratch:

Minecraft – funções:

Animais matemáticos:



O jogo da ratoeira1:


Pacman:

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