sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ainda o Bullying...

A notícia não é recente, mas como o tema do Bullying, infelizmente, continua bem atual, não podíamos deixar de a partilhar.


2009-12-04, Jornal do Barreiro –Jornal On-Line

Bullying atinge cerca de 40% dos alunos


O Bullying foi o tema da acção de esclarecimento promovida pela PSP do Barreiro, em conjunto com a União Concelhia de Associações de Pais do concelho do Barreiro, no passado dia 27 de Novembro, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro. Sendo a Escola um dos lugares onde o
bullying é praticado com frequência, uma vez que neste espaço convivem diariamente crianças e/ou adolescentes, a acção em causa foi dirigida a pais e encarregados de educação.
“Já tínhamos realizado acções dirigidas aos professores e aos alunos e pensámos que os pais não podiam fica de fora deste tema que afecta cerca de 40 por cento dos jovens em idade escolar”, refere o Chefe Carlos Cameira, supervisor do Programa Integrado de Policiamento de Proximidade/Escola
Segura, no âmbito do qual a acção se inseriu. Com cerca de 60 a 70 pais presentes, e participantes na iniciativa promovida, a acção decorreu de forma positiva, segundo o Chefe Cameira.
Recorde-se que o bullying é um comportamento que se caracteriza pela ameaça ou agressão (psicológica ou verbal) de forma intencional e repetida e que ocorre sem motivação evidente. Este comportamento é praticado por um sujeito (designado de bully - valentão) ou por um grupo, com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo ou outro grupo. É principalmente praticado
por crianças ou jovens que têm, por qualquer motivo, mais força e poder que a vítima.
O bullying pode ocorrer dentro ou fora da escola, em zonas onde a supervisão adulta é mínima ou inexistente e não está restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana.
Considerado como um problema grave que acontece todos os dias, um pouco por todo o mundo, o bullying pode levar a vítima à depressão, à perda de auto-estima e, em último caso, ao suicídio conhecido por "bullycide".

Sem comentários:

Enviar um comentário